Módulo Permanente
Desde o início do projecto, o ESS engloba um conjunto de perguntas que se permanecem inalteradas ao longo das várias edições, permitindo uma análise longitudinal dos resultados obtidos. Este módulo permanente pode ser agrupado segundo as temáticas abordadas.
Exposição aos media e confiança interpessoal
Os itens relacionados com a exposição aos Media permitem comparar o tempo que cada inquirido dispensa, nos vários países, a ver televisão assim como conhecer o tempo dispensado para acesso a notícias ligadas a política e assuntos da actualidade. Uma dimensão importante na vida dos europeus é a forma como estes se relacionam com os outros cidadãos. Sendo a confiança uma dimensão fundamental das relações, o ESS inclui questões que procuram perceber a confiança que as pessoas depositam nos outros cidadãos (ou seja, o grau em que acreditam que as pessoas são de confiança, honestas e tentam ajudar os outros).
Política
Actualmente, têm ganho relevo os debates em torno da qualidade da democracia e das mudanças que se têm produzido nas práticas e normas de cidadania. Neste âmbito, o ESS inclui um conjunto de questões relacionadas com a auto-mobilização e satisfação com o sistema político e os seus agentes, assim como a confiança que nestes depositam. Procura-se deste modo conhecer a participação e o envolvimento dos cidadãos na vida política do seu país, assim como o grau de satisfação com o estado do país e com a vida em geral. Esta secção inclui ainda um conjunto de questões sobre abertura a imigração e seu impacto, procurando-se conhecer a opinião das populações dos diferentes países a este respeito, assim como possibilitar análises ao longo do tempo.
Bem-estar subjectivo, exclusão social, religião e identidade nacional e étnica
O interesse pela experiência subjectiva positiva das pessoas tem vindo a crescer nas últimas décadas, aumentando a investigação sobre as condições que permitem um desenvolvimento positivo dos indivíduos, transformando-os em elementos construtores de sociedades com também mais qualidade. Assim, o ESS inclui um conjunto de questões relacionadas com aspectos que influenciam o bem-estar e a qualidade de vida, como as relações próximas com os outros, a participação em actividades sociais e a percepção de saúde e de segurança. Entre as perguntas relacionas com a identidade, encontram-se temas como a pertença a grupos religiosos ou a minorias étnicas, questões sobre a nacionalidade, sobre a língua mais falada em casa e sobre o local de nascimento do próprio e dos ascendentes. É ainda explorada a percepção que os entrevistados têm de serem vítimas de discriminação. Deste modo, é possível compreender a evolução dos sentimentos de pertença assim como das percepções de discriminação relativamente a vários grupos (sejam eles formados segundo a etnia, a língua, a idade ou o sexo, entre outras características).
Informações de caracterização dos inquiridos
Em todas as edições do ESS é ainda recolhida informação de caracterização dos inquiridos, incluindo informação sobre género, ano de nascimento e agregado doméstico assim como um conjunto alargado de informação sócio-demográfica.
Valores humanos
Com o crescimento da União Europeia, é admissível pensar que cresce também a heterogeneidade social e cultural. Qual o impacto que esta heterogeneidade pode ter nos padrões de valores dos Europeus? Uma vez que a referência aos valores sociais é estruturante para que se possam compreender as orientações que guiam e justificam as opiniões, atitudes e acções dos indivíduos, o ESS inclui uma versão de 21 itens da Escala de Valores Humanos de Shalom Schwartz.
Aceda aqui, para cada edição, aos questionários de base (source main questionnaire), em inglês, e à versão portuguesa:
ESS 1 (2002) [source main questionnaire] [versão PT]
ESS 2 (2004) [source main questionnaire] [versão PT]
ESS 3 (2006) [source main questionnaire] [versão PT]
ESS 4 (2008) [source main questionnaire] [versão PT]
ESS 5 (2010) [source main questionnaire] [versão PT]
ESS 6 (2012) [source main questionnaire] [versão PT]